domingo, 4 de dezembro de 2011

A PELE QUE HABITO

O cinema estava cheio, o que é surpreendente para uma tarde de domingo, quando o ingresso é mais caro e a preferência recai sobre as comédias, românticas ou simplesmente engraçadas.
No final, e posso dizer que o final sugere outro filme, alguém no fundo da sala insinuou aplausos.  Quanto a mim, posso dizer apenas que A pele que habito, mais recente criação do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, pode até não agradar, porém jamais será esquecida.
Drumond.com.br
Assim como nas tragédias gregas, o herói parece estar condenado à morte, pois a situação em que se colocou não tem saída.  Por outro lado, quem será mesmo o “herói”? O cirurgião Robert Ledgard, interpetado por Antonio Banderas, que fere a ética científica ao entrar no campo proibido da transgênese com seres humanos?  Ou a empregada Marília, que fala com tanta naturalidade em matar Vera, a estranha mulher sobre quem Robert cria sua pele artificial e perfeita?

                                                  Entretimento.r7.com

À medida que o drama se desenrola, com suas tintas melodramáticas, as perguntas se multiplicam na cabeça do expectador, e as surpresas são incessantes, porque a história é muito bem contada. Os personagens e situações vão surgindo e os fios da narrativa vão se alinhavando, até que a teia se forme numa súbita compreensão.  Daí é só acompanhar os passos de Robert, na busca de recriar o que a vida lhe tirou, a mulher que amava e que tenta desesperadamente reencontrar. 

Assistir A pele que habito é uma experiência perturbadora e, ao final, fica a pergunta: até onde a pele que habito determina realmente quem sou?  

Estadão.com.br














3 comentários:

  1. Ceci, ainda não posso comentar porque não assisti ao filme, mas seu texto é sempre elegante e instiga o leitor. Depois, comentarei mais.
    Beijos,
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma das poucas pessoas que vejo empregar corretamente o verbo assistir. Parabéns!
    Grata pelo comentário. Bjs, Ceci

    ResponderExcluir
  3. Ana Cecília,
    Alguns filmes dão essa sensação: perturbadora.
    Não é um filme que vc amou mas também não é um filme que se descarta pro lixo no dia seguinte.
    Os filmes de Almodovar, geralmente eu gosto, mesmo com alguns personagens repugnantes.
    Vou levar em consideração a sua opinião.
    bjs

    ResponderExcluir