sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ENTÃO... VOLTEI!





Faz tempo que não apareço por aqui, que não atualizo o blog, faz tempo que escrevo apenas na minha cabeça.  Motivo? A vida e suas prioridades, fatos que, no meu caso, tornaram-se mais importantes que o blog e a necessidade de escrever porque envolvem seres viventes.  Mais especificamente, seres viventes lindos e fofinhos, sempre cheirosos, que atendem pelo genérico nome de gatos. 

A gatinha em questão está, nesse momento, deitada no meu sofá, seu pelo branquinho fazendo um lindo contraste com o vermelho da almofada em que se recosta, seus olhos brilhantes sempre atentos.  O câncer, que ferira seu nariz, felizmente regrediu e só falta ela perder o medo de mim.  Agora está tudo bem, mas Maria Rita, carinhosamente chamada de Tita ou Branquinha, sofreu e exigiu muita paciência de minha parte e de todos que comigo compartilharam sua vinda para cá.  Foi um resgate emocionante,  nos jardins do prédio onde trabalho, seguido da ida ao veterinário, à noite, com Maria Rita surpreendentemente quieta dentro da gatoeira, no banco de trás do carro de Vânia, que dirigiu muito cuidadosamente até a clínica.    
    
Depois da castração e exames, veio o tempo no quartinho do porão, no bloco onde moro.  Foi muito difícil para mim, pois eu fazia de tudo que me aconselhavam para estabelecer contato, mas a Branquinha apenas ficava me olhando daquele jeito assustado, olhinhos sempre alertas, pronta  para fugir.  Graças a Zezé, protetora também responsável pelo resgate, consegui, no sábado de carnaval, após pouco mais de um mês no porão, trazer Tita para meu apartamento.  Instalei-a no quarto do meu filho, com água, comida e a privadinha.  

Jamais pensei que agradeceria a Deus pela afinidade que meu filho Agnaldo tem com a bagunça em seu quarto, pois acho que isso, junto com sua bondade natural, lhe deu a paciência necessária para ficar mais de 60 dias com uma gatinha morando em seu quarto, que só era arejado às quintas-feiras, quando vinha a diarista. Quase desisto, mas o veterinário dissera que Maria Rita não podia mais viver ao sol por causa do câncer e isso me fez persistir. 

Enquanto Maria Rita se escondia embaixo da cama e passava horas abaixo da janela, por trás de uma bancada, eu conversava com inúmeros protetores e veterinários, buscando uma solução. Uma noite, liguei aflita para minha irmã e disse-lhe que pensava em devolver a gatinha para o lugar de origem.  Rose, que ama os gatos desde criança, me disse: tenha paciência, o tempo dela é diferente do nosso, espere um pouco mais.

Foi então que alguém me indicou o felliway, substância poderosa que facilita a integração entre felinos, pessoas e ambientes.  Perdi o amor ao dinheiro e comprei o felliway. Vivi me emprestou o difusor e ... 5 dias depois, deu-se o milagre: Maria Rita saiu do quarto e começou a se integrar ao seu novo lar. Aos poucos e com muito cuidado, fui tirando do quarto sua comida e banheirinho, até que passou a satisfazer suas necessidades físicas junto com seus novos irmãos, Fefê e Kaká, meus outros “netinhos que miam”.   
Hoje, é uma alegria ver minha linda branquinha ficando cada vez mais bonita e saudável. Descobriu o conforto de uma casa (gatos adoram conforto) e gosta de passar as tardes dormindo na minha cama, sobre as almofadas.  Também gosta de brincar com Fefê e KK, com bolinhas que fazem barulho, e de rolar no tapete da sala. A plena consciência de que jamais conseguiria sozinha, me leva a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que a vida de Tita fosse salva, uma vez que seu companheiro foi morto por 3 cachorros, no lugar onde moravam.    

Bom, eu falava no início que os cuidados com gatinhos me afastaram dos escritos e do blog. Quero acrescentar que, nesse momento, lá no quarto do porão estão Mila Mamãe e seus 6 filhotes.  Mas... essa história eu conto depois.



2 comentários:

  1. Ana Cecília,
    Que blog gostoso, sereno e tranquilizante!
    Deve ser a forma como você escreve: com tanta naturalidade...
    Que bom que Branquinha finalmente ficou boa e se adaptou à nova família. Vivo um dilema aqui em casa: um filho gosta de cachorro e o outro de gato. Como o cachorro chegou primeiro, estou pensando em como fazer para ele se acostumar com um gato.
    Parabéns pelo blog, visitarei mais vezes!
    Me emocionei com The Sound of Silence. Como precisamos de pouco para ser felizes, né?
    Um beijo,
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Oh, Kátia, que alegria me dá o seu comentário! Pena não poder aconselhá-la porque não tenho experiência com cachorros, mas creio que você encontrará pessoas experientes que lhe darão dicas legais. É assim que tenho feito.

    É verdade: precisamos de pouco para a verdadeira felicidade, mas vivemos nos esquecendo disso.

    Abração, Cecília

    ResponderExcluir