domingo, 4 de agosto de 2013

LÁ VOU EU DE NOVO!



No dia primeiro de julho, comecei um processo de emagrecimento.  Já perdi a conta das vezes em que isso aconteceu na minha não tão curta vida: dieta da banana, da lua, de Beverly Hills, do Só é Gordo Quem Quer e outras tantas, são personagens que me acompanham desde a adolescência.  

A da Banana era simples: banana e leite o dia todo.  Eu tinha apenas 17 anos e ainda tenho nos lábios o sabor do ovo frito que comi após 7 dias ingerindo apenas banana e leite.  Jamais existiu um ovo tão delicioso!

A Dieta da Lua era engraçada, ou melhor, era engraçado o modo como eu e meus irmãos fazíamos: se o cardápio do almoço era bom, fazíamos um PF caprichado e deixávamos no fogão.  No momento em que a lua mudava, corríamos para a deliciosa comidinha da mamãe.  Uma vez, ficamos esperando até meia-noite.  Bons tempos aqueles, em que nosso único motivo era a estética. Evidentemente, a dieta da lua de nada adiantou.

À medida que o tempo vai passando, fica mais difícil manter-se no peso adequado.  Pelo menos comigo foi assim.  Na faculdade, passei para a casa dos 80kg, de onde só saí em 1997, quando fiquei uns tempos num SPA.  Quando fazia curso de teatro, em Recife, entrei na casa dos 90.  Eu tinha um amigo bem magro, Augusto.  Eu trabalhava 8 horas por dia, ia em casa, comia alguma coisa, depois ia pro curso, que terminava lá pelas 22h30. Turma animada, aulas estimulantes, os mais idosos estavam com 30 anos, criamos o hábito de sair pra jantar após a aula.  Augusto e eu ficamos inseparáveis e, muitas vezes, ele ia passar a noite lá em casa.  Eu preparava uma coisinha pra ele e aproveitava pra comer também.  Resultado?  Ao final de uma ano, Augusto continuava lépido e fagueiro, com seus longos cabelos cacheados e silhueta impecável.  Quanto a mim, havia engordado 15 quilos.  Culpa de Augusto, claro.

Gosto de comer, confesso, e também não sou tão disciplinada.  Mas algumas circunstâncias me ajudaram a engordar.  Trabalho em um banco e na época em que trabalhava no caixa, desenvolvi hábitos insalubres, entre os quais o de comer bombons diariamente.  Na mesma época, aconteceu um evento na vida pessoal que também contribuiu para o meu “engordamento”.  Essa conjunção de fatores levou-me, pasmem, aos 102 quilos, isso para um corpo com 1m58 de altura: fiquei uma bolinha, com artrose nos joelhos e dificuldade até para me virar na cama.  Mas só fui me cuidar de verdade, quando cheguei a uma pressão arterial de 20 por 13.
Por sugestão de  uma colega, fiz a foto do primeiro dia no SPA. 


Foi quando soube de um Programa da Empresa em que trabalho, que permite aos funcionários que têm obesidade mórbida a internação num SPA.  Eu sofria dessa doença, porque meu IMC – Índice de massa 
Corporal- , estava acima de 40.

 Devo a esses 4 meses uma grande mudança na minha vida pois, além de emagrecer, foi um período importante para reletir e buscar um redirecionamento profissional.  O proceso no SPA também me rendeu uma educação alimentar preciosa.  Aprendi muito sobre alimentação e deixei pra trás hábitos como: ketchup, maionese e pratos prontos cheios de gordura.  Também incorporei na minha alimentação o hábito de comer frutas e nunca mais voltei a ter obesidade mórbida (IMC acima de 40).
Após 4 meses de internação no Espaço Verde, em Aldeia,PE


Estou agora no vigésimo terceiro dia do processo de emagrecimento no qual tenho muita esperança.  Emagreci 6.700Kg nesses 21 dias.  Estou restabelecendo a autoconfiança porque faço dieta de 500 calorias, cercada de todas as tentações. Peso-me todos as manhãs e tenho conseguido manter uma constância na alimentação. Diariamente, risco no calendário o dia que passou e estou caminhando com determinação. Que Deus me ajude a cumprir mais essa etapa. 




3 comentários:

  1. PRA QUEM TEM PROPENSÃO À OBESIDADE , A LUTA É CONSTANTE, MAS A PERSEVERANÇA TRAZ BENEFÍCIOS, SIM. PORTANTO, PERSEVERE AMIGA E VC TERÁ RESULTADO. MAS SABE QUE QUANDO VIER A RECIFE NÓS VAMOS COMER TAPIOCA NA SÉ...

    ResponderExcluir
  2. Vamos sim,com certeza!, já bastam 41 dias sem comer tapioca...

    ResponderExcluir
  3. Força amiga!!
    beijao, Lu

    ResponderExcluir