sábado, 26 de novembro de 2011

QUERIDA GIOVANA


No dia 08 de janeiro de 1996, morreu, em Paris, o presidente Francês François Mitterrand, após governar a França durante 16 anos.  No Brasil, mais precisamente, em Varginha, Minas Gerais, bombeiros socorreram uma estranha criatura identificada como extraterrestre.  Esse fato jamais foi totalmente esclarecido e até hoje se fala no “ET de Varginha” um mito que tenta provar, a quem não acredita, que existe vida em outros planetas. 

Esses fatos marcantes fazem parte da história recente; entretanto, para um casal brasileiro e sua família, o acontecimento mais importante do século foi o nascimento de um lindo bebê de cabelos e olhos escuros, uma menininha que mudaria sua vida para sempre. Nesse ano, no final de novembro, sua mãe trouxe à luz um novo ser, que dali por diante iluminaria todas as vidas à sua volta.

Seus pais a presentearam com um nome de bela sonoridade e grafia elegante: Giovana, que significa “um grande presente de Deus”.  A passagem do tempo desenvolveu-lhe as formas e aguçou-lhe a inteligência; a vida tornou-a doce e prestativa. 

Hoje, dia 26 de novembro de 2011, você comemorará, com uma linda festa, os seus 15 anos, e essa idade é festejada porque significa a transição entre ser menina e ser mulher.  Felizmente, embora essa transição seja marcada por uma festa, você não se sentirá tão diferente ao acordar na manhã do dia 27, pois as mudanças são lentas e chegam quando menos se espera. Virá, então, o tempo das primeiras vezes: o primeiro estremecimento de emoção diante de um garoto; o primeiro namorado, o primeiro beijo, a primeira festa sozinha, a primeira desilusão, as primeiras lágrimas de amor...

Abençoada como é, você terá, ao seu lado, uma mãe amorosa que não lhe deixará faltar apoio em forma de bons conselhos; e nada melhor que o colo da mãe para uma menina-moça-mulher que pensa estar passando pelo maior e mais interminável de todos os sofrimentos.  Quando isso acontecer, não se assuste: um belo dia, junto com o sol, você se surpreenderá ao perceber que a tempestade passou.

A certa altura da vida, você descobrirá que ser mulher não é fácil, mas tem suas compensações: podemos usar lindos vestidos, sentir-nos poderosas com saltos altíssimos, nos embelezar com vários tipos de maquiagem, jóias e bijuterias... 
Podemos ter filhos ou mesmo adotá-los, e ter com eles uma ligação especial; temos a capacidade indubitável de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo.  Podemos costurar, ver TV e conversar, tudo de uma só vez, e achamos objetos perdidos com muito mais facilidade que os homens.

Em contrapartida, precisamos enfrentar preconceitos pelo simples fatos de sermos mulheres e às vezes trabalhamos mais e ganhamos menos, também por esse motivo.  Em algumas ocasiões, você não saberá direito o que fazer, mas, felizmente, você tem uma família equilibrada e sempre poderá contar com ela.  Seu pai lhe dará excelentes conselhos profissionais e sua irmã será a companheira para compartilhar todos os deliciosos segredos.   

Para terminar, querida Giovana, receba meus parabéns pela maravilhosa pessoa que você é, inspiração para todos com quem convive.

Afinal, quem não gostaria de ter uma filha, irmã ou amiga como você?

Receba meu abraço carinhoso e os votos de um feliz desabrochar!

 

3 comentários:

  1. Ana,
    você, como sempre, escreve muito bem. Ainda mais falando da minha filhota... Puxa, conseguiu me emocionar.
    Obrigada pelo carinho e pelo inusitado presente.
    te adoro.

    ResponderExcluir
  2. Também adoro voc~e. E sua filha é a melhor fonte de inspiração. Aliás, as 2 filhas, cada uma a seu modo.

    Abraço carinhoso, Cecília

    ResponderExcluir
  3. Também me emocionou, Valéria... Que lindo! Palavras carinhosas e bem colocadas. Lindo, Cecília! Sem mais comentários! Adorei!

    Beijos,

    Fátima

    ResponderExcluir